Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Um problema muito comum em MacBooks, principalmente os vintages, é o de carregamento, muitos clientes reportam que seus MacBooks não carregam e quando a bateria acaba os mesmos ou não ligam mais ou só funcionam ligados na tomada.

Por que meu MacBook não carrega?

Existem varias causas para esse problema, normalmente a origem são oxidações na placa logica, ou em alguns casos, esses problema aparecem com o uso de carregadores, Magsafe, paralelos.

Em alguns casos o próprio Magsafe está com problema, normalmente por danos no cabo, então vale a pena testar o seu MacBook com outro carregador antes de se preocupar, caso não tenha outro para testar a MacServices testa para você na hora.

A MacServices consegue realizar esse tipo de reparo sem a necessidade da troca da placa lógica, deixando o orçamento bem mais em conta.

MacBook não carrega por oxidação na placa lógica

MacBook não carrega por causa de oxidaçãoPense na oxidação como uma ferrugem, que vai corroendo os metais da placa lógica, que quando começa a danificar a placa, ela rompe trilhas elétricas ou de dados, que equivalem a fios que ligam os componentes da placa lógica.

Quando acontece esse dano o MacBook começa a se comportar de forma incorreta, ou simplesmente não liga mais.

Um dos grandes sintomas da oxidação da placa lógica é justamente esse, o MacBook para de carregar e dependendo do MacBook ele vai ficar funcionando normalmente na tomada ou parar de funcionar.

Se o seu MacBook parar de carregar, mas ficar ligado na tomada, você já pode descartar um dano no Magsafe, recomendamos que resolva o problema o quanto antes, caso realmente seja um problema gerado por oxidação ele vai piorar.

Falar com o técnico

Meu MacBook parou de carregar e uso um carregador paralelo

Um dos grandes vilões do MacBook são as Magsafe piratas, paralelas ou como os vendedores picaretas quererem chamar, já ouvi alguns chamando até de primeira linha, mas se se engane, tudo é pirata, a única original é vendida pela Apple.

Agora, realmente faz diferença mesmo usar uma Magsafe original? Sim, as fontes originais da Apple possuem varios filtros elétricos que garantem o bom funcionamento do MacBook, sem eles o seu Mac fica completamento vulnerável a variações elétricas, principalmente as Brasileiras, que todos nós sabemos que não são as mais adequadas.

Mas se é tão ruim, por que se fabricam? Existem países que a energia elétrica não varia tanto quando a do Brasil, nesses casos essas fontes genéricas podem trabalhar de uma forma aceitável, mas infelizmente no Brasil, a diferença de valores que chegam a mais de 400 reais, pode sair muito cara.

O pior dano que essas fontes podem causar é a carbonização da placa lógica. Sim, a placa lógica esquenta tanto ao ponto de queimar, quando isso acontece, em grande maioria, não se tem reparo.

Outro dano muito grave é o do SMC, esse componente é o controlador de energia do MacBook, ele é um dos componentes mais importante para o funcionamento do MacBook e a sua substituição é muito complexa.

Conclusão sobre o uso de Magsafe paralela

Não use em nenhum circunstancia, essa imitação barata vai queimar o seu MacBook em pouco tempo, não importa o que o vendedor te fale ou o nome que eles dão para essa fonte, elas são piratas e não funcionam corretamente.

O que fazer quando o meu MacBook não carrega?

Em alguns casos o SMC para de funcionar corretamente, mas ele pode ser resolvido com um simples procedimento que reseta ele.

O procedimento é muito simples, implica apenas desligar totalmente o computador e acionar Shift, Control e Option do lado esquerdo do teclado, ao mesmo tempo que aciona o botão de ligar e desligar.

Como evitar problemas no MacBook

Muitas pessoas não fazem isso, no Brasil eu acho que a grande maioria, mas os computadores em geral precisam de manutenção preventiva, principalmente um MacBook, que o custo do reparo é muito maior.

O ideal é que se faça uma manutenção anualmente, mas por experiencia própria, se você fizer uma a cada 2 anos já vai estar seguro. O único caso que indicamos que seja realmente feita anualmente é quando o cliente mora próximo ao mar, devido a maresia, quando mora em local úmido e quando passa por obras em casa ou qualquer outro fator que faça o MacBook ser exposto a uma quantidade grande poeira.

Técnico de MacBook

Caso precise falar com um técnico para tirar qualquer duvida, clique no botão abaixo para falar com um via WhatsApp

Falar com o técnico


Gostou? Então Compartilhe!

Ficou com alguma duvida? Comente aqui!